terça-feira, 14 de maio de 2019

"Homens, sede humanos! - Rousseau e a Roda dos Enjeitados": peça curta de Carmem Toledo

Uma recém-concebida peça curta de minha autoria ganhará vida, graças ao Coletivo São Paulo de Literatura! "Homens, sede humanos! - Rousseau e a Roda dos Enjeitados" será apresentada no Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na próxima quinta-feira, 16/05, às 15h (durante o Sarau Cai na Roda) e sábado, dia 18/05, às 10h. Também haverá uma apresentação no Museu do Tribunal de Justiça de São Paulo, sábado, 18/05, às 14h.

A partir de trechos autobiográficos da obra de Jean-Jacques Rousseau, o texto conta a relação do filósofo suíço com a Roda dos Enjeitados (ou dos Expostos), um aparato de madeira e ferro em que bebês eram deixados por suas mães, que não podiam criá-los. O pensador - célebre por obras como "Emílio ou Da Educação", "Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens" e "Do Contrato Social" - entregou seus cinco filhos à roda do Hôpital des Enfants-Trouvés, uma instituição religiosa francesa destinada a este fim, criada por Vincent de Paul (São Vicente de Paulo).

Este objeto também existia em vários outros países, inclusive no Brasil, onde ainda era usado em pleno século XX. A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo mantém exposta em seu museu a roda que se encontrava em um de seus muros, assim como os livros em que estão registrados os dados das crianças que ali foram entregues. A instituição tem feito a restauração deste acervo e, para ajudar na arrecadação de fundos, o Coletivo São Paulo de Literatura idealizou o "Sarau Cai na Roda", um evento cultural movido a arte, poesia e música. O valor de entrada são R$ 10,00, totalmente destinados a tal intento.

Carmem Toledo
http://culturofagicamente.blogspot.com
http://instagram.com/carmem.toledo

Conheçam também meu blog dedicado ao filósofo genebrino Jean-Jacques Rousseau:



Autoria:

"Culturofagia" (culturofagicamente.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Culturofagia

Voz Neurodiversa

O Caminhante Solitário

Sophia... Ieri, Oggi, Domani