Sobre Carmem Dalida



Carmem Dalida
Carmem Dalida
Carmem Dalida ou Carmem Toledo (Carmem Carolina Rodrigues de Toledo)
 nasceu em São Paulo - SP, é escritora, filósofa por formação e dançarina (DRT 0058950/SP).


É bacharela em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e técnica em Publicidade e Propaganda pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

Seu nome artístico - Carmem Dalida - é uma homenagem à cantora egípcia Dalida (Iolanda Cristina Gigliotti), uma importante artista que muito representa para a música internacional.

Mais informações sobre carreira artística, literária e acadêmica de Carmem Dalida podem ser encontradas a seguir:









Literatura e Dramaturgia

Em 2016, Carmem Dalida teve sua primeira dramaturgia - "Bilboquê" - publicada pela Giostri Editora
Em 2017, participou da coletânea "Paulistanos & Paulistanices" (com a crônica "Desembarcando no Pari") e em 2018, da antologia "Vamos falar da Itália?" (com o conto "Luzes no Céu de Pozzuoli", inspirado na infância da atriz Sophia Loren), ambas organizadas pela jornalista, escritora, editora e pesquisadora musical Thais Matarazzo e publicadas pela Editora Matarazzo.

Em 2019, seu poema "Testemunha" foi contemplado com o primeiro lugar no concurso cultural "Roda dos Expostos em Versos", promovido pelo Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo para a 17ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Além disso, foi contemplada com o sétimo lugar, recebendo a Honra Glafira Menezes Corti, com seu poema "Tatiana virou palavra" (em homenagem à escritora Tatiana Belinky), no Concurso Poético Versejando com Imagens VI, promovido pela Editora Matarazzo em parceria com o Coletivo São Paulo de Literatura.

Naquele mesmo ano, foi convidada a escrever o prefácio da coletânea "Versejando sem Fronteiras", organizada pelas escritoras Thais Matarazzo e Hilda Milk e publicada pela Editora Matarazzo em parceria com o Grupo Escritores sem Fronteiras. Na obra, também foram publicados seus dois poemas agraciados pelos concursos supracitados: "Tatiana virou palavra" e "Testemunha".

Em seguida, foi convidada a ser jurada dos concursos poéticos "Dolores Duran: Arte das Palavras Femininas" e "Tic Tac", ambos promovidos pela Editora Matarazzo em parceria com o Coletivo São Paulo de Literatura (o primeiro, também em parceria com o Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo).

Ainda em 2019, suas peças curtas "Homens, sede humanos! - Rousseau e a Roda dos Enjeitados" (em que também atuou, interpretando Jean-Jacques Rousseau criança) e "As linhas de Dolores" (em homenagem à cantora Dolores Duran) foram encenadas pelo Coletivo São Paulo de Literatura


Eventos

Em 2001 e 2002, colaborou na peça "50 anos de spots e jingles", de autoria coletiva, idealizada por Walter Augusto Sardinha para a Semana da Publicidade na FECAP. Na ocasião, atuou como atriz e auxiliou na produção, ao lado de outros estudantes da instituição.

Em 2008, participou da 28ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo, colaborando na exposição "Arquitetura Paralaxe - Aparecer/Desaparecer", de autoria do arquiteto e artista Alexander Pilis. Sua atuação no evento consistia em palestras na área de Teoria do Conhecimento e Filosofia da Ciência, abordando o tema "Mundos Possíveis", sob a orientação do prof. dr. Osvaldo Pessoa Jr., ao lado de outros estudantes e pesquisadores.

Em 2022, integrou o elenco de bailarinos do espetáculo "Além do Horizonte: A trajetória dos povos ciganos pelo mundo", de autoria de Lady Agatha.


Período acadêmico e outros estudos

Em 2000, foi contemplada com o Prêmio Dr. Veiga Filho como melhor aluna do Ensino Médio e do Curso Técnico em Publicidade e Propaganda na FECAP
Em 2002, recebeu o título de melhor TCC em Publicidade e Propaganda pela FECAP

De 2008 a 2009, foi membro do Grupo de Estudos Rousseau, no Departamento de Filosofia da FFLCH - USP

Durante sua graduação em Filosofia na USP (2004-2008), cursou também (como aluna matriculada) as disciplinas História da Cenografia e Indumentária (Departamento de Artes Cênicas, ECA-USP)História Social da Arte (Departamento de História, FFLCH-USP)Realidade Socioeconômica e Política Brasileira (Departamento de Comunicação e Artes, ECA-USP) e História das Ideias (Departamento de História, FFLCH-USP). 
Matriculada como aluna especial, cursou a disciplina de pós-graduação Polêmicas sobre os Direitos Humanos (Ética e Filosofia Política, Departamento de Filosofia, FFLCH - USP)

Estudou Teatro e Interpretação para Cinema/TV, cursando a 
Oficina de Teatro oferecida pelo Grupo TAPA (2001-2002), Interpretação para Cinema pelo Studio Fátima Toledo (2003 - não concluído) e Curso técnico-profissionalizante em Artes Dramáticas pelo InCenna (2010 - não concluído). 
Também fez cursos de Dança, frequentando Dança de Salão pela Paladinno Dança Social (2011 - não concluído), Dança do Ventre pelo Espaço Dança e Movimento (2011 - não concluído), Dança Cigana e Dança do Ventre pelo Saphyra Espaço de Dança (2012-2013 - não concluído) e Dança Cigana pela Lady Agatha Danças (2022 - atualmente).

Atualmente, cursa Aprofundamento em Danças Ciganas pela Lady Agatha Danças (2023 - atual).


Carmem Dalida
Carmem Dalida

Dança e performance

É dançarina profissional (DRT 0058950/SP).

Desde 2021, é membro da Cia. Lady Agatha de Artes, com a qual faz apresentações de Dança Cigana como Carmem Dalida. 

Entre 2012 e 2013, participou de apresentações de Dança Cigana pelo Saphyra Espaço de Dança.

Desde 2021, apresenta o trabalho online "Dalida... À ma manière", que consiste em performances em homenagem à cantora egípcia Dalida, compreendendo imitações, dublagens, declamações e outras formas de atuação. 



Desenho

Faz desenhos a lápis, que são divulgados em suas redes sociais e em seu blog pessoal. Sua produção é voltada para rostos de pessoas célebres. 


Artigos e internet

É responsável pelos blogs: 
Carmem Dalida - blog onde divulga suas atividades, críticas teatrais e artigos de sua autoria sobre cultura e artes; 
Voz Neurodiversa - projeto que visa combater o capacitismo por meio da difusão de informações sobre neurodiversidade e outras condições; 
O Caminhante Solitário - blog sobre o filósofo suíço Jean-Jacques Rousseau;  
Sophia... Ieri, Oggi, Domani - dedicado à atriz italiana Sophia Loren

Também assina, como convidada, alguns artigos sobre Filosofia e Arte, além de traduções comentadas em blogs.


Outras informações relevantes

Carmem Dalida foi identificada tardiamente com Dupla ExcepcionalidadeTranstorno do Espectro Autista Nível I (condição antigamente denominada Síndrome de Asperger) e Altas Habilidades/Superdotação. Como tal, atua no combate ao capacitismo por meio de textos críticos e divulgação de informações sobre tais condições.
Mais informações sobre estes assuntos podem ser lidas no blog do projeto Voz Neurodiversa (detalhes sobre o processo diagnóstico estão disponíveis na seguinte postagem: "Uma pessoa com Dupla Excepcionalidade"). Outras dúvidas sobre as condições supracitadas podem ser sanadas na própria página do projeto, na literatura especializada ali recomendada, bem como nos links ali presentes.




Mais informações:

Blog oficial: http://culturofagicamente.blogspot.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7868750696084840

Instagram: @carmem.dalida

Contato: Clique aqui e leia, antes de qualquer coisa, o comunicado presente na página de contato.






Autoria:

"Culturofagia" (culturofagicamente.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Culturofagia

Voz Neurodiversa

O Caminhante Solitário

Sophia... Ieri, Oggi, Domani