terça-feira, 14 de março de 2023

Chico Buarque e a "gota d'água" de cada dia

 Um desenho a lápis em um papel amarelado pelo tempo pode revelar muito mais do que imaginamos...

No dia das crianças de 1999, eu tinha 14 anos e era fã do Chico Buarque. Naquela época, tinha hiperfoco em suas letras, sobretudo aquelas relacionadas à política. A menção feita na parte inferior do desenho é de "Gota d'água", canção de um famoso musical homônimo de 1975, de autoria do próprio Chico e de Paulo Pontes. 

Entretanto, tomada isoladamente e descontextualizada, poderia ser um desabafo de alguém que acabava de sair da infância e não se sentia encaixada entre seus pares... Alguém que sempre usou e abusou do masking (mascaramento social) para tentar fazer parte de grupos que não a queriam. 

Da data deste desenho para cá, muita coisa aconteceu, várias "gotas d'água" caíram e a metáfora foi cada vez melhor compreendida. Por mais que as mágoas pareçam grandes demais e pensemos que é insuportável, sempre há forças para recomeçar... Por outro lado, é bom deixar o "pote transbordar" às vezes, ou seja, permitir-se exceder e até gritar: "não dá mais!". É assim que evoluímos e não permanecemos apáticos, inertes e passivos. Sempre "pode ser a gota d'água". E se ela vier, que transborde!


Carmem Dalida 

(Carmem Toledo)

http://culturofagicamente.blogspot.com 











Autoria:

"Culturofagia" (culturofagicamente.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Culturofagia

Voz Neurodiversa

O Caminhante Solitário

Sophia... Ieri, Oggi, Domani