terça-feira, 14 de março de 2017

Recomendo: A obra do cartunista Lucas Libanio


Quem gosta de quadrinhos não pode deixar de conhecer o trabalho do cartunista Lucas Libanio! Ele produz tiras cheias de personalidade e personagens cativantes.Hans Grötz, por exemplo, é um fumante inveterado com um estilo que lembra um pouco Capitão Haddock (criação do belga Hergé, da série de HQ "As aventuras de Tintim") - mas, na minha opinião, sua aparência também tem um "quê" do escritor Charles Bukowski. Em suas tiras, ele se vê às voltas com situações do cotidiano, frequenta o bar e também se aventura em busca do pai, ao lado de seu fiel companheiro: um tucano empalhado. É muito fácil imaginá-lo estampando uma marca de cachimbos! Ele é, realmente, carismático!
Já as tiras dos Molekoids trazem um grupo de garotos em situações típicas da infância: são moleques no sentido pleno da palavra, sem qualquer noção do perigo ou dos tabus do "politicamente correto", que apenas brincam livremente e não deixam que nada abale sua amizade.
Recomendo que todos conheçam o trabalho de Lucas Libanio, que pode ser acompanhado nos links abaixo:

Hans Grötz: http://www.criesuashqs.com/as-tiras-do-hans-grotz e http://hansgrotz.blogspot.com.br/
Molekoids: http://www.criesuashqs.com/as-tirinhas-dos-molekoids-de-lucas-libanio/


Carmem Toledo
http://culturofagicamente.blogspot.com



Imagem: Tira Hans Grötz, por Lucas Libanio (http://www.criesuashqs.com/as-tiras-do-hans-grotz)
Descrição da imagem (#acessibilidade):
Trata-se de uma tira do personagem Hans Grötz. Ele tem um aspecto sujo, nariz grande, barba mal feita, usa chapéu e fuma cachimbo. Suas sobrancelhas são bastante grossas e seus olhos são apertados, como se estivessem sempre fechados. Na tira, ele está em um bar e pergunta ao balconista: "Sabe de alguém que tenha um barco de aluguel?". Este lhe responde: "Bom, tem aquele cara que sempre pede espumante rosê". Hans diz: "Há, fico imaginando o tipinho que pede espumante rosê!!". No último quadrinho, um homem muito grande, com os braços enormes, diz: "Eu sou o cara do espumante rosê!!!", ao que Hans responde: "Vai um canudinho de guarda-chuva pra acompanhar?"


Autoria:

"Culturofagia" (culturofagicamente.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Culturofagia

Voz Neurodiversa

O Caminhante Solitário

Sophia... Ieri, Oggi, Domani