quinta-feira, 2 de março de 2017

Recomendo: Peça "Histeria"


No último domingo (26), assisti à última apresentação da peça Histeria, no Teatro Frei Caneca (SP).
O texto de Terry Johnson (brilhantemente interpretado pelos atores Norival Rizzo, Cassio Scapin, Milton Levy e Erica Montanheiro, sob a direção de Jô Soares) promove o encontro de Sigmund Freud com o pintor Salvador Dalí, desenvolvendo uma história surreal - literalmente -, porém, carregada de signos de conflitos demasiadamente humanos. 
Creio que as transições do humor para o drama presentes na peça sejam partes essenciais da vida de qualquer pessoa - independente se as situações que as causam coincidem ou não. A questão é que, tão acostumados que estamos à "normalidade", sempre nos negamos a enxergar o surreal que existe em nós e ao nosso redor - algo que, inclusive, Jung também criticava (desculpe-me, Freud!): "Ser normal é a meta ideal dos fracassados". E ainda: "As pessoas, quando educadas para enxergarem claramente o lado sombrio de sua própria natureza, aprendem ao mesmo tempo a compreender e amar seus semelhantes; pelo menos, assim se espera. Uma diminuição da hipocrisia e um aumento do autoconhecimento só podem resultar numa maior consideração para com o próximo, pois somos facilmente levados a transferir para nossos semelhantes a falta de respeito e a violência que praticamos contra nossa própria natureza." (Carl G. Jung, "Psicologia do Inconsciente", Cap. II).
Além da atuação de todo o elenco - formado por grandes nomes da dramaturgia -, destaco, em especial, a cenografia (que conta, inclusive, com projeções que dialogam perfeitamente com o cenário tradicional), o preparo físico do ator Cassio Scapin e o incrível desempenho de Erica Montanheiro, com um talento ímpar que a faz transitar entre cenas cômicas e dramáticas de maneira envolvente.
Bem, espero que Freud não esteja zangado comigo por ter citado Jung e que vocês assistam ao espetáculo "Histeria", que iniciará uma nova temporada no Rio de Janeiro, a partir do dia 9 de março, de quinta a domingo, no Teatro SESC Ginástico!



Imagem: Divulgação.
Descrição da imagem (#acessibilidade):
No centro, o ator Cassio Scapin interpreta Salvador Dalí, inclinado sobre um móvel, lendo um livro. Ele está sem as calças. Sobre a imagem, está escrito: "De Terry Johnson, 'Histeria': uma comédia dirigida por Jô Soares. Com Norival Rizzo, Cassio Scapin, Milton Levy, Erica Montanheiro. Produção: Rodrigo Velloni.

Autoria:

"Culturofagia" (culturofagicamente.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Culturofagia

Voz Neurodiversa

O Caminhante Solitário

Sophia... Ieri, Oggi, Domani