domingo, 9 de julho de 2017

"História & Estórias": Um filme de Vicentini Gomez


A cidade de Presidente Prudente está sendo belamente homenageada através do documentário "História & Estórias"! O filme do ator, dramaturgo, diretor e roteirista Vicentini Gomez conta a trajetória do município, contextualizando seu desenvolvimento durante o processo de exploração do Oeste Paulista e relacionando-o à história política do país. A produção foi lançada este ano para comemorar o centenário da cidade.

O ator, diretor e roteirista Vicentini Gomez
durante a avant-première em Presidente Prudente.
Fonte: Arquivo pessoal de Vicentini Gomez
"História & Estórias" une informações valiosas à arte, oferecendo ao público uma obra que não se limita a documentar os fatos que marcaram o desenvolvimento do lugar, pois dinamiza a apresentação dos principais personagens e acontecimentos por meio da atuação de grandes nomes da dramaturgia brasileira: Antônio Petrin e Carlo Briani interpretam os protagonistas Cel. Goulart e Cel. Marcondes e dividem cenas com Gésio Amadeu, Bárbara Bruno, Cléo Ventura, Genézio de Barros, Carlos Meceni, Norival Rizzo, Gabriela Rabelo, Pedro Paulo Vicentini, Hélio Cícero, Pascoal da Conceição, Marcelo Aquino, Maximiliana Reis, Jaime Leibovitch, Dan Rosseto, Denilson Biguete, Calixto de Inhamus, Diaulas Ulysses, Marcelo Galdino, Roberto Arduim, Eduardo Acaiabe, Luiz Carlos Felix, Fabio Saltini, Marcos Oliveira, além do próprio Vicentini Gomez.

Meus pais tiveram o prazer de assistir a esta bela obra antes de mim, já que estiveram presentes na avant-première em São Paulo (19/06). Como estava viajando, não pude comparecer, mas acabo de assistir a este filme que, na minha opinião, simboliza o elo entre arte e memória, entre a História - com letra maiúscula - e as narrativas particulares formadoras da cultura popular - os famosos "causos" tão contados por nossos avós e bisavós, que nos passavam seu testemunho daqueles tempos de forma simples, porém, muito rica.

Nas duas primeiras imagens, os atores Gésio Amadeu e Antônio Petrin, as atrizes Bárbara Bruno e Cléo Ventura.
Na terceira, Vicentini Gomez posa ao lado do filho, o ator Pedro Paulo Vicentini, que também atua no filme.
As três fotos pertencem ao arquivo de Vicentini Gomez.
Desde criança, ouço falar do Oeste Paulista através das experiências narradas por meu avô materno - filho de imigrantes espanhóis que nasceu do outro lado do Estado, em São José do Rio Pardo, mas passou por Casa Branca, Marília, Tupã, até chegar a Santo Anastácio, Presidente Prudente e Presidente Epitácio. Suas memórias banhavam-se no Rio do Peixe, onde nadava, quando menino, com seu cão Fiel. Contava sobre a grande crise do café (também narrada no filme) e que seus pais haviam ateado fogo no cafezal, porque não havia compradores. Minha mãe recorda, ainda, que meu avô falava sobre a infestação de brocas nos algodoeiros, levando-os a perder quase toda a plantação. Mais tarde, meu avô se casou e veio morar na capital, trazendo em sua memória um pouco do cheiro da terra onde tantos personagens - anônimos ou retratados no filme - pisaram.

Vicentini Gomez dirigindo os atores
Carlo Briani e Antônio Petrin.
Fonte: Arquivo pessoal de Vicentini Gomez.
São crises que muitas famílias vivenciaram, acumulando dores, experiências e formando uma identidade que dialogaria com tantas outras histórias e formariam as referências que temos hoje sobre os trabalhadores do campo, as batalhas diárias das famílias que ajudariam a construir a História do Estado de São Paulo e também do Brasil. É de extrema valia que esses registros - bem como as narrações orais - não sejam esquecidos, pois são eles que nos dão a noção dos ciclos históricos e de sua relação com a política e a realidade social de uma época. Igualmente valioso é utilizar a arte como aliada da transmissão de conhecimento - algo que Vicentini Gomez fez magnificamente.

Sabemos o quanto são urgentes a valorização da arte e a preservação da memória em nosso país. Nossa constituição como cidadãos depende de nossa observação e consciência sobre os diferentes processos históricos, políticos e sociais em que estamos envolvidos durante nossa vida e também do conhecimento sobre os fatos que nos antecederam e fizeram parte da realidade de nossos antepassados. É esse conjunto de observações e experiências que formam nosso senso crítico e nos fazem atuantes, podendo exigir de nossos governantes que o patrimônio seja preservado e a cultura, fomentada, para que as futuras gerações tenham acesso a esses verdadeiros tesouros. É imprescindível que obras como "História & Estórias" sejam difundidas e reverenciadas. Creio, inclusive, que seja interessante adotá-la em sala de aula, para que as crianças e adolescentes tenham contato com o registro histórico e se familiarizem com nomes importantes de nossa dramaturgia.

O filme está em cartaz no cinema do Centro Cultural Matarazzo (Presidente Prudente - SP) e o DVD está disponível para venda (www.palhaecia.com.br).

Carmem Toledo
http://culturofagicamente.blogspot.com





Autoria:

"Culturofagia" (culturofagicamente.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Culturofagia

Voz Neurodiversa

O Caminhante Solitário

Sophia... Ieri, Oggi, Domani