segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Bilboquê


Esta é minha primeira obra publicada. O tema central é a corrupção humana, que se manifesta, muito comumente, sob as vestes da falsidade e da manipulação, da negação das próprias origens, da hipocrisia escondida sob luvas alvas e vocabulário requintado. Além de conter referências às obras de Jean-Jacques Rousseau, Dostoiévski e Aldous Huxley, "Bilboquê" é uma espécie de espelho da sociedade moderna. Mas não se trata de uma obra que propõe um único questionamento. Como na vida, as questões são múltiplas - e não há uma resposta certa, pronta. 


"Bilboquê"
Autora: Carmem Toledo
Giostri Editora
Ano de lançamento: 2016
Gênero: Dramaturgia

Sinopse: No final do século XIX, um homem insiste em ser tutor de uma única criança, em uma casa simples, afastada da cidade, acreditando que, assim, a educação poderia ser conduzida com maior sucesso. Um dia, a criança tem acesso a um jornal, onde vê as primeiras fotos da história – todas registradas na cidade, durante eventos sociais. O pequeno foge e se vê sozinho e com fome, em um local onde nunca esteve antes. É então que surge um mendigo com ideias que o menino nunca havia concebido. Depois, vem a dúvida: Haveria sido um sonho ou, de fato, alguém lhe ensinara coisas novas?
“Bilboquê” é um texto teatral que explora as mentiras contadas em uma encenação – e na sociedade – para discutir temas ligados às relações humanas: a falsidade, a manipulação e as aparências que o ser social insiste em conservar. Uma das questões colocadas é um assunto já bastante trabalhado por vários filósofos: A criança é má por natureza ou aprende a ser má em sociedade?


Onde encontrá-lo:


Livraria Saraiva
Vários estados e loja online
https://www.saraiva.com.br/bilboque-col-dramaturgia-brasileira-9350899/p


Livraria Cultura
SP, RJ, PR, RS, DF, PE, BA, CE e loja online
https://www3.livrariacultura.com.br/bilboque-46288388/p
(11) 3170-4033


Livrarias Giostri Editora
SP, RJ e PR
http://www.giostrieditora.com.br/
(11) 2537-2763 / 2537-2764



Autoria:

"Culturofagia" (culturofagicamente.blogspot.com) é de autoria de Carmem Toledo. Está proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui publicado, inclusive dos disponibilizados através de links aqui presentes. A mesma observação se estende a todos os blogs e páginas da autora ("Voz Neurodiversa", "O Caminhante Solitário", "Sophia... Ieri, Oggi, Domani") e toda e qualquer criação, seja em forma de texto ou ilustração, por ela assinada.

Culturofagia

Voz Neurodiversa

O Caminhante Solitário

Sophia... Ieri, Oggi, Domani